quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cisco - Troubleshooting Wireless - Recuperando arquivo de imagem via botão MODE


Recuperando arquivo de imagem de um Cisco Aironet Access Point utilizando o botão MODE

Para realização desse procedimento o dispositivo wireless deve estar inserido em um ambiente de rede que possibilite o acesso a um servidor TFTP. Este servidor pode estar disponível na LAN ou em um PC diretamente conectado à interface Ethernet do AP.

Quando o dispositivo wireless apresenta falha no firmware ou quando este arquivo está corrompido os três LEDs do dispositivo ficam vermelhos. Quando isso acontece o arquivo de imagem precisa ser substituído. Um TFTP server auxiliará na realização do serviço.


Procedimento para recuperação do arquivo de imagem:

1- Garanta que o seu PC ou o notebook utilizado para realização do troubleshooting possua o arquivo de imagem correto e que o servidor TFTP deste dispositivo esteja disponível.

2 - É necessário renomear o arquivo de imagem acrescentando a palavra chave 'default' ao final do nome do arquivo padrão. Por exemplo, se o nome padrão for c1200-k9w7-tar.123-8.JEB1.tar, este deve ser renomeado para c1200-k9w7-tar.default, pois será dessa forma que dispositivo wireless procurará o arquivo no momento do boot.

3- O PC ou notebook deve estar inserido na mesma rede do AP. O range indicado vai de 10.0.0.2 a 10.0.0.30.

4 - Conecte o cabo UTP do PC à interface Ethernet do dispositivo wireless.

5 - Ligue o AP pressionando o botão MODE.

6 - Segure o botão até que o LED de status fique vermelho - isso ocorrerá em aproximadamente 20 a 30 segundos.

7 - O dispositivo buscará o arquivo de imagem através de um servidor TFTP. Espere até que o access point reinicie e esteja operacional novamente. Isso é indicado quando o LED de status fica verde e piscando.

8 - Após o reboot o AP poderá ser configurado para acesso através de um Web browser ou da interface CLI.

__________________________________________________________
As informações contidas acima foram baseadas em documentos da Cisco referentes aos dispositivos Aironet Access Points série 1200. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário